Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Pesquisa alerta sobre a alta concentração de chumbo em batons

Substância pode causar diversos problemas psicológicos e distúrbios mentais



É comum ver mulheres dizendo que não conseguem viver sem se maquiar, e que o batom é o grande companheiro para dar um toque a mais no visual todos os dias. O que muitas delas não sabem é que podem estar levando à boca doses altas de chumbo. Uma organização americana preocupada com a segurança dos cosméticos testou várias marcas e o resultado foi alarmante.

Em 2007, a Campaing for Safe Cosmetics descobriu que o chumbo está presente em batons de marcas internacionalmente conhecidas. Foram testadas 33 marcas e, destas, 61% apresentavam chumbo na fórmula. Só depois de dois anos, com a pressão dos consumidores, o Food and Drug Administration (FDA), o órgão americano responsável pela segurança dos alimentos, remédios e cosméticos, se pronunciou sobre o assunto.

A FDA publicou um estudo que revela níveis de chumbo superiores aos testados pela Campaing for Safe Cosmetics em 2007. Todas as marcas testadas apresentavam o elemento em suas composições. Apesar disso, a FDA disse não considerar a substância prejudicial à saúde por não ser um produto de ingestão. Até o momento a FDA não tomou medidas para proteger os consumidores.

Perigo

Segundo especialistas, o chumbo pode causar diversos problemas psicológicos e distúrbios mentais, entre eles de aprendizado, linguagem e comportamento. E isso se agrava em crianças e mulheres grávidas, já que a absorção do chumbo por elas é maior. As brasileiras que compram cosméticos importados não estão livres da exposição ao chumbo, já que a concentração não aparece no rótulo.

Nos Estados Unidos, a campanha continua com o intuito de pressionar a FDA e definir um limite máximo de chumbo no batom, com base em níveis baixos. Um projeto de lei estadual que visa proibir que batons com chumbo em suas composições cheguem às prateleiras foi aprovada pelo Senado da Califórnia, em 2008, mas perdeu forças após um enorme esforço de lobby da indústria.


Visite nosso site: www.acquaparadise.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário