Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pele branquinha

Como proteger a pele bem clara ou com sardas dos efeitos nocivos do sol

Em tempo de aquecimento global, proteger-se diariamente contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas se tornou uma necessidade. Quem tem a pele branquinha, então, precisa ter cuidado redobrado. A boa notícia é que estas mulheres podem contar com a tecnologia como uma grande aliada, que disponibiliza produtos e tratamentos para reduzir os danos.

O Bolsa de Mulher conversou com especialistas e famosas de pele clarinha, como Débora Bloch e Larissa Maciel, para descobrir os métodos mais eficazes de combate aos malefícios do sol.


Reforço na proteção

A tez alva tem pouca proteção natural e necessita do reforço extra e hoje essencial do filtro solar, que ajuda a prevenir o surgimento de linhas de expressões e doenças, como explica a Dra. Karla Assed, dermatologista da apresentadora Xuxa e da cantora Cláudia Leitte: "A pele branca possui menos melanina, que dá cor à pele e é uma proteção. Por isso, são mais sensíveis, queimam com facilidade, envelhecem e mancham facilmente. É importante passar filtro solar e um hidratante de qualidade. Para a pele não ficar ressecada e evitar manchas, é recomendável usar um despigmentante".

A atriz Juliana Baroni não se priva de ir à praia nas horas de lazer, mas sabe como aproveitar o sol de forma saudável. "Uso protetor solar com fator 30 faça sol ou faça chuva. Gosto muito de ir à praia e, neste caso, mudo para o fator 60 oil free, que possui uma durabilidade maior. Na praia ou na piscina, uso chapéu, que ajuda a proteger. Depois, para acalmar a pele, lavo o rosto com o sabonete de camomila da Dermage", explica.

Ao contrário de Juliana, a atriz Larissa Maciel prefere não se expor ao sol. Ela dispensa um bronzeado e só faz uso de cosméticos que contenham bloqueador solar na fórmula: "Sempre compro cosméticos que tenham proteção. Normalmente uso o Anthelios FPS 30, da La Roche-Posay. Mudo para o fator 60 da mesma marca quando preciso ficar muito tempo no sol, geralmente em dias de gravação. Gosto de ter a pele bem branquinha e acho que combina muito comigo. Não vou à praia".

A escolha do filtro solar

Agora, para escolher um filtro solar compatível com as suas necessidades, é indicado consultar quem entenda do assunto, pois fazer apostas pode ser arriscado. "Existem muitos cosméticos populares que possuem protetor solar na fórmula e que funcionam. O ideal é buscar a orientação médica para que o especialista indique um produto compatível com o seu tipo de pele, para evitar o aparecimento de acnes e brotoejas", orienta a dermatologista Anna Beatriz Celano Novelino.

Componentes químicos, como a vitamina C, que estejam incluído na fórmulas dos cosméticos são favoráveis à hidratação da pele clara, como afirma a Dra. Karla Assed: "Como são peles mais sensíveis e ficam vermelhas mais facilmente, é recomendável usar produtos que contenham hidroquinona, semente de uva, metronidazol, Vitamina C, colágeno e ácido hialurônico. Mas tudo vai depender da idade da paciente e de como a pele está".

Por falta de melanina, a elasticidade em pessoas brancas tende a se perder com o tempo, dando lugar à flacidez. Personalidades como a atriz Vera Zimmermann tem conseguido através de tratamento a laser um efeito rejuvenescedor: "Uso ainda o antirrugas Melora C Espuma todos os dias e aplico um hidratante leve à noite. Já fiz Fraxel (tratamento a laser) e gostei do resultado. Uso ácido retinóico uma vez por mês e faço peeling quando sinto necessidade. Vou ao dermatologista cerca de quatro vezes por ano", diz Vera.

Fonte: http://www.bolsademulher.com





Visite nosso site: www.acquaparadise.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário