Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A avaliação física é importante?

Atualmente, as pessoas estão procurando cada vez mais as práticas desportivas, sejam elas ao ar livre ou em ambiente fechado, como nas academias. Mas, infelizmente, esquecem-se que o conhecimento da sua condição física atual se faz necessário para que seja possível detectar e/ou prevenir algum tipo de doença e quantificar e qualificar a intensidade/volume adequada para a rotina de exercícios a ser seguida. E com isso, alcançar os resultados esperados, sejam eles estéticos, profiláticos ou visando resultados desportivos, por exemplo.

É comum as pessoas confundirem avaliação física com avaliação médica. A primeira tem por objetivo realizar uma triagem inicial sobre o indivíduo e o acompanhamento periódico da evolução dos resultados obtidos, buscando sempre a melhor estratégia e ergonomia no alcance dos mesmos. Qualquer indício de patologia é recomendada a visita ao especialista médico. Já avaliação médica tem por objetivos identificar doenças preexistentes ou suspeita das mesmas e determinar o tratamento mais adequado.

Iniciar a prática desportiva sem o mínimo conhecimento é o mesmo que caminhar com os olhos fechados e tentar chegar a algum lugar. É fundamental estabelecer metas e estratégias para o alcance dos objetivos almejados, e isso só é possível através da verificação das variáveis envolvidas, para que a partir da análise dos dados, possa ser estabelecido o melhor planejamento a ser iniciado e/ou mantido.

Vale ressaltar que a avaliação física é importante no ponto de vista da saúde, por proporcionar uma maior segurança para o treinador e o aluno, e no que se refere ao treinamento físico em si, pois só através de dados claros é possível alcançar as metas desejadas. Realize sua avaliação física na Ophicina do Corpo, e bons treinos!

Luciano Meireles de Pontes
EFArtigos

Os principais pontos que você deve ter atenção para ganhar massa muscular são:

- Treinos de musculação, bem orientados de acordo com a sua necessidade

- Obedeça o tempo de descanso

- Duração de no máximo 1 hora de exercícios

- Os pesos devem ser difíceis

- O sono noturno deve ser suficiente para recuperar as energias

- A alimentação deve ser balanceada de acordo com a orientação do nutricionista

- Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos

- Leve a sério a musculação, pois ela sem dúvida pode trazer muitos benefícios e, se você desejar realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina e siga as dicas acima, respeitando os seus limites.

Valéria Alvin Igayara de Souza
Especialista em treinamento

Como aumentar a massa muscular

Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento muscular, o treinamento resistido - exercícios com peso onde há uma resistência, como na musculação, é o estímulo mais eficiente para essa finalidade.

Com o aumento da massa muscular, você pode aprimorar o seu desempenho esportivo, aumentar a proteção dos ossos e articulações, melhorar a estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico. Mesmo as mulheres que não querem ficar musculosas precisam aumentar o volume dos músculos para modelar o corpo.

O aumento de massa muscular e a diminuição da gordura corporal variam de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e aos planos alimentares. Alguns conseguem resultados mais rápidos, outros demoram mais, levando em conta a série, freqüência e intensidade da atividade física; alimentação, genética, problemas hormonais, entre outros fatores. Mas se você persistir na prática regular de exercícios e de uma alimentação balanceada, mais cedo ou mais tarde os resultados aparecem.

Para que haja aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento da célula). É através dela que o músculo aumenta de tamanho, após o treino de musculação. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Esta tensão faz com que eles se contraiam em função da resistência oferecida. Durante o exercício, os filamentos de proteínas são destruídos. Isso mesmo, mas no período de descanso eles são refeitos numa proporção maior do que a destruição dos mesmos, ocorrendo o aumento do volume muscular.


Valéria Alvin Igayara de Souza
Especialista em treinamento

Como cuidar da sua pele antes e depois do sol

O verão esta aí. A época exige cuidados mais que especiais com o rosto e com o corpo. Não estamos expostos ao sol apenas quando vamos à praia ou à piscina. Estamos constantemente tomando banhos de sol e nossa pele está recebendo radiações UVA e UVB, mesmo quando caminhamos até o trabalho, quando vamos à feira ou levamos o cachorro para passear e, por incrível que pareça a luz artificial de ambientes internos é tão nociva quanto o sol. E será que você se lembra de estar protegida em todas estas situações?

A maioria das pessoas não pensa nesses momentos quando se fala em proteção solar. A exposição moderada ao sol promove bem estar geral, estimula a formação de vitamina D na pele, No entanto, apenas alguns minutos já são necessários para termos estes benefícios e, em excesso, o sol pode causar diversos danos à pele que vão desde a ardência e queimaduras, além da perda de capacidade defensiva, até câncer de pele.

Os raios UVA do sol ainda são responsáveis por 90% dos sinais visíveis do envelhecimento da pele, como rugas, manchas aspereza e flacidez, eles atravessam facilmente a pele e rompem as fibras de colágeno e de elastina, diminuindo a elasticidade da pele, além de provocar o espessamento e ressecamento da epiderme, causando o envelhecimento precoce. Os raios UVB atingem a camada mais externa e são responsáveis pela descamação, queimaduras e câncer de pele.

O Sol é fonte de energia e vital e nem sempre é vilão. Basta sabermos aproveitar seus benefícios e assim obtermos um bronzeado seguro e uma pele saudável e bonita.

Roberta Tancredi
Esteticista

O que devo comer antes de malhar?

Evite o hábito de malhar em jejum. Procure fazer uma refeição com alimentos de fácil digestão, por volta de 40 minutos antes do horário de malhar. No entanto, se a refeição que anteceder a atividade física for o almoço, este deverá ocorrer por volta de 2 horas antes.

Se alimentar antes da atividade impede que o seu organismo entre em hipoglicemia durante o exercício, que é a queda dos níveis de açúcar no sangue, garantindo desta maneira um bom rendimento no mesmo e, uma queima calórica mais satisfatória. Neste momento, os alimentos deverão fornecer energia ao organismo, sendo mais indicados aqueles à base de carboidratos de moderada a lenta absorção, preferencialmente com fibras na composição, como por exemplo: pães integrais, barras de cereais, biscoitos a base de fibras e cereais, cereais como granola, aveia, Nesfit e etc.

Para melhor adequar a quantidade e o tipo de carboidrato mais indicado para ser consumido antes da sua atividade física, não deixe de agendar uma consulta com a nutricionista!

Tatiana Ogheri
Nutricionista

sábado, 19 de setembro de 2009

Lindos modelos ACQUAPARADISE

ACQUAPARADISE Loja on-line de moda praia e fitness.
Suas compras parceladas em ate 6x sem juros em todos os cartões de crédito.
Aproveite também nosso frete grátis.



www.acquaparadise.com.br

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Saiba qual o tipo certo de lingerie para cada estilo de mulher

Na tentativa de demonstrar sensualidade, a mulher compra lingeries para acentuar a beleza de suas formas físicas. O mercado oferece muitos modelos de peças intimas, mas é importante lembrar que o estilo de cada mulher é fundamental no momento da escolha.

O uso das lingeries era considerado algo vulgar há décadas atrás, mas a mulher moderna mudou esse conceito e faz uso das peças para deixar a relação mais apimentada. Os homens ficam malucos com a variedade de lingeries e são os principais fãs desse tipo de artigo.

A seguir temos os principais estilos de mulheres e quais são as lingeries apropriadas para o uso de cada uma delas:

- Básica: as cores neutras aparecem com destaque, a discrição é mantida com sutiãs e calcinhas com poucos detalhes.

- Romântica: esse perfil de mulher exige peças que demonstrem sensualidade de uma forma sutil, aparecendo assim acabamento de babado e cores suaves, como o rosa.

- Descolada: típico da mulher moderna, com personalidade e irreverência no seu visual. As peças aparecem com cores fortes e uma ampla variedade de estampas.

- Sexy: o perfil que melhor representa a sensualidade sugerida pelas lingeries, as peças marcam bem as formas femininas e podem ser consideradas um tanto que “indiscretas”. Há a presença de cores como o preto e vermelho e a transparência é um atributo de sedução.

Para ver mais modelos de lingeries sensuais, visite a loja de lingeries e acessórios eróticos Estação Lua.

Publicada por: Ricardo Prates Morais

Fonte: http://www.vestemoda.com.br/pagina/ver_materia/titulo/saiba_qual_o_tipo_certo_de_lingerie_para_cada_estilo_de_mulher/